Ar condicionado, bactérias e a Portaria 3.523/98 PMOC
- Ares Ar condicionados (62)9310-8146/9137-3837 /
- 28 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

SMLXL

Não é novidade para ninguém que o ar condicionado acumula bastante sujeira e devido a baixa umidade também afeta o sistema respiratório de pessoas com alguma dificuldade respiratória, mas o que muitos não sabem é que o ar condicionado e demais sistemas de refrigeração podem acumular muito mais do que sujeira.
Existe uma super bactéria chamada Legionella pneumophila que habita os sistemas de reservatório de água de ar condicionado que pode ser disseminada pelos ambientes por meio dos dutos. A mortalidade de pessoas acometidas por este tipo de pneumonia, mesmo com tratamento, é superior a 20% dos casos adquiridos na comunidade e até 50% quando em hospitais. Vale lembrar que o aparelho de ar condicionado sem manutenção também pode ser colonizado por fungos, os quais, disseminados, levam a quadros alérgicos. Na forma menos grave pode provocar sintomas inespecíficos: irritação nas mucosas do nariz, da laringe ou olhos, chiado e tosse, tontura, dor de cabeça, letargia ou irritabilidade. Na forma grave pode levar a pneumonia de hipersensibilidade, possivelmente irreversível, que prejudica a capacidade pulmonar de captar oxigênio. A pneumonia de hipersensibilidade é uma doença de natureza imunológica secundária à inalação crônica de poeiras orgânicas ou químicas. Portanto, a manutenção do equipamento de ar condicionado deve ser periódica e criteriosa. Em Abril de 1998 um dos casos de maior repercussão no Brasil (Nos EUA um surto de uma super bactéria deixou mais de 100 pessoas internadas com cerca de 28 mortes) envolveu o Ministro Sérgio Motta que teve complicações em seu estado de saúde e as suspeitas recaíram sobre a "qualidade do ar" do gabinete do Ministro que poderia estar comprometida pelo sistema de ar condicionado, culminando no agravamento do quadro do Ministro e a posterior sua morte.
De porte dessa suspeita e dessas informações, em 28 Agosto de 1998 o então Ministro da saúde José Serra decretou, a criação da Portaria 3.523 que exige a manutenção em sistemas de condicionamento de ar, ar condicionados, bem como a utilização de procedimentos de limpeza e manutenção de ar condicionados periodicamente para garantir a qualidade do ar e a integridade dos componentes desses sistemas. Também determina que existam Responsáveis técnicos para ambientes climatizados com potência superior a 5 TR= 60.000 btus, para garantir a aplicação e o controle do Plano de Manutenção Operação e Controle. É previsto em lei (nº 6.437 de 20 de Agosto de 1977) que caso sejam desrespeitadas as diretrizes, multas poderão ser aplicadas variando de R$ 2.000,00 a R$ 200.000,00.
Portanto fique de olho e não deixe de preservar a saúde dos seus parceiros e dos seus sistemas de ar condicionados, ar condicionado e os processos de manutenção são coisas sérias e devem ser realizados por profissionais, para garantir que tais procedimentos sejam cumpridos como manda as boas práticas.
Comments